Pedro Jorge Ramos Vianna

Economista

Sócio fundador da Econometrix e da TPJ Economistas Associados, com 40 anos de experiência na área da Ciência Econômica. Foi Diretor do Sistema BEC/BANDECE. Foi chefe do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste, do BNB. Foi Vice-Presidente da Associação de Bancos de Desenvolvimento - ABDE. Foi Professor Titular em Ciência Econômica da Universidade Federal do Ceará. Foi Professor Pesquisador do Seminar Fiir Allgemeine Betriebswirtschaftslehre, Beschaffung und Produktpolitik, da Universidade de Colônia (Alemanha) e do Institut Für Finanzwissenschaft da Universidade de Colônia (Alemanha). Especialista nas áreas de Economia Internacional e Ciência Tributária.

A primeira promessa do Presidente Bolsonaro

Dado o noticiário da imprensa sobre a primeira reforma a ser tratada pelo presidente Bolsonaro, a da reforma previdenciária, volto ao assunto para aprofundar minha análise.

Economistas, economistas*

PEDRO JORGE RAMOS VIANNA PROFESSOR TITULAR DA UFC. APOSENTADO Na edição de 16 do corrente mês, dois economistas expressaram suas opiniões sobre a decisão do…

A moeda bitcoin. Algumas reflexões.

PEDRO JORGE RAMOS VIANNA PROFESSOR TITULAR DA UFC. APOSENTADO O mundo está a viver um novo surto de megalomania. Do ganho, via dinheiro, sem produzir…

TJLP ou TJP?

PEDRO JORGE RAMOS VIANNA PROFESSOR TITULAR DA UFC. APOSENTADO A Política Monetária Brasileira, no que diz respeito ao parâmetro “taxa de juros”, tem cinco indicadores…

Quais as consequências da ampliação das faixas de areia da Praia de Iracema e da Beira Mar?

Pedro Jorge Ramos Vianna Professor Titular da UFC. Aposentado A Prefeitura de Fortaleza anunciou que agora em setembro haverá a licitação para as obras de…

Os problemas para se conhecer a Previdência Social no Brasil

Pedro Jorge Ramos Vianna Prof.Titular da UFC. Aposentado Dado que o Governo Federal está em luta para reformular a Previdência Social no Brasil, talvez seja…

O governo de Trump e a situação mundial

PEDRO JORGE RAMOS VIANNA PROFESSOR TITULAR DA UFC. APOSENTADO O mundo vê e sente atualmente os arroubos de um Presidente dos Estados Unidos. Por trás…

O que nos espera em termos socioeconômicos no ano de 2015?

PEDRO JORGE RAMOS VIANNA PROFESSOR TITULAR DA UFC. APOSENTADO Vou começar a tentar responder a esta pergunta mostrando os dados do último World Economic Outlook,…

O gavião e nós brasileiros

Pedro Jorge Ramos Vianna. Economista. Prof. Titular da UFC Moro na Aldeota, não sei se no “coração” ou nos “intestinos”. Não dou meu endereço por…

J’Accuse – Governo ladrão

Pedro Jorge Ramos Vianna Professor Titular da UFC. Aposentado Tendo como inspiração o artigo do grande escritor francês, Emile Zola, publicado em 13/01/1898, ao defender…