O fato relevante da semana

A grande maioria do povo cearense sabe do sonho do Governador Virgilio Távora em ver instalada no Ceará uma usina metalúrgica. Como este sonho ocorreu por volta 1964, isto significa dizer que tal sonho já dura 48 anos.

A cada novo governo a quimera se repetia. Só de lançamento de “pedra fundamental” ocorreram pelo menos três.

No decorres desse tem algumas pequenas siderúrgicas se instalaram no Estado para fabricação de vergalhões. Coisa muito modesta.

Desde o ano passado foi constituída a CSP – Companhia Siderúrgica do Pecém. Agora parece que a coisa vai. Entretanto muitas dificuldades ainda carecem de ser superadas. Assim, tudo ainda é muito especulativo.

Mas no dia 24 deste, um fato novo surgiu neste campo: o Grupo Espanhol Anon firmou contrato com o Governo do Estado do Ceará para a construção, com início já em 2012, de uma laminadora com produção de aços longos. A inauguração da primeira fase está prevista para 2013.

Esta é um empreendimento de grande importância para o Estado pois possibilitará a consolidação definitiva do pólo metal-mecânico do Estado. Este investimento vem complementar aquela da CSP, a qual fabricará chapas de aço, mas não chapas finas para uso do setor do setor metal-mecânico da linha branca, por exemplo.

Tendo em vista que a previsão é de investimento da ordem de R$1,0 bilhão até 2014, o Ceará receberá um adicional de investimento anual da ordem de R$300,0 milhões. Em termos de emprego, a estimativa é de criação de 800 postos de trabalho. Para um setor que está diminuindo o ritmo de crescimento de emprego gerado esta é uma excelente notícia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.