Anterior 1 2 Próximo

O orçamento equilibrado

Publicado: 19 de Abril de 2011


"O fato de o governo (qualquer governo) ser um ente econômico de extrema importância em qualquer sociedade faz com que suas ações sejam analisadas, criticadas e monitoradas pelos líderes políticos, empresariais, sindicais etc..."


O conceito do multiplicador

Publicado: 15 de Maço de 2011


"O conceito de “Multiplicador” em economia começou a ser desenvolvido quando da formulação e sistematização do que passou a ser chamado de CONTAS NACIONAIS. ”Este Sistema que foi imaginado para medir a RENDA NACIONAL começou a ser pensado já no século XVII, com os trabalhos do inglês Sir William Petty (1623 – 1687) e do francês Pierre Boisguillebert. Wiiliam Petty foi quem primeiro estimou a renda nacional da Inglaterra, isto em 1665. Aquela época Petty já usou o método de entrada...


O princípio de Le Chatelier

Publicado: 21 de Janeiro de 2011


"Este “Princípio” foi divulgado pela primeira vez em 1884 pelo físico e químico francês, HENRI LUIS LE CHATELIER, em seu trabalho sobre a conservação de energia..."


O princípio da compensação

Publicado: 21 de Janeiro de 2011


"O “Princípio da Compensação” é uma tentativa de se estabelecer em que condições uma determinada situação que afeta de maneira diferente (uns beneficiando, outros prejudicando) pode ser modificada, de forma que os “ganhadores” possam compensar os “perderdores” , de maneira que esta segunda situação seja considerada “melhor” que a primeira situação..."


O conceito de desenvolvimento sustentável

Publicado: 21 de Janeiro de 2011


"O termo “desenvolvimento sustentável” de há muito é a palavra chave quando alguém quer se referir ao crescimento ou desenvolvimento econômico..."


Justiça intergeracional

Publicado: 21 de Janeiro de 2011


"O termo “justiça intergeracional” tem sido muito utilizado nos dias atuais, dado o problema da degradação do meio ambiente mundial. E aí a pergunta mais freqüente é: QUE MUNDO ESTAMOS DEIXANDO PARA OS NOSSOS DESCENDENTES?"


Doença holandesa

Publicado: 21 de Janeiro de 2011


"O termo DOENÇA HOLANDESA adveio do trabalho dos economistas W. Max Corden e J. Peter Neary, de 1982, no qual eles analisaram os efeitos sobre a economia holandesa do aumento desmesurado do preço do gás natural, o que determinou um aumento substancial de divisas no país, fazendo com que a moeda nacional ficasse muito valorizada, prejudicando o desenvolviemento de outros setores produtivos..."


A renda de Hoteling

Publicado: 21 de Janeiro de 2011


"Em 1931, o economista americano, Harold Hoteling, publicou um artigo no Journal of Political Economy, sob o título “The economics os Exhaustible Resources” , onde estabelece a regras para a utilização ótima de recursos naturais não-renováveis. De acordo com aquele economista, a extração de um recurso natural nãorenovável no tempo para ser ótima, o preço líquido de uma unidade do recusso que permanece na terra deve crescer a uma taxa equivalente à taxa...


A maldição dos recursos naturais

Publicado: 21 de Janeiro de 2011


"Sabemos que a dotação de recursos naturais entre os países é extremamente diversificada, principalmente no que diz respeito aos recursos minerais. Assim não é raro ter-se ocorrência de determinado mineral em apenas um país, ou em um pequeno número de países..."


A lei de Wagner

Publicado: 21 de Janeiro de 2011


"Embora o trabalho de Adolph Heinrich Gotthelf Wagner não tenha tido a devida repercussão nos meios acadêmicos anglo-saxões à época de sua publicação (1892), sua importância tem sido pouco a pouco reconhecida..."


A lei de Verdoorn

Publicado: 21 de Janeiro de 2011


"Esta “lei”, devida ao economista italiano P. J. VERDOORN, foi exposta pela primeira vez no artigo “Fattori Che Regolano lo Sviluppo della Produtivita del Lavoro”, publicado na revista L’Industria, N. 1, 1949..."


A lei de Say

Publicado: 21 de Janeiro de 2011


"O industrial e economista francês, JEAN-BAPTISTE SAY, em 1803, publicou o livro TRAITÉ d’ECONOMIE POLITIQUE no qual expões sua LEI DE MERCADO, que pode ser sumariada pelo aforisma: A OFERTA CRIA SUA PRÓPRIA PROCURA..."


A lei de Okun

Publicado: 21 de Janeiro de 2011


"A chamada “Lei de Okum” se deve ao economista norte-americano Arthur M. Okun, ex-Presidente do U. S. Council of Economic Advisors, na Administração Lyndon Johnson. Em seus trabalhos sobre as estatísticas de desemprego e produção nos Estados Unidos ele observou que havia uma relação, com grande regularidade, entre a variação no nível de emprego e o PIB nacional..."


A lei de Murphy

Publicado: 21 de Janeiro de 2011


"Esta “lei” foi creditada ao engenheiro militar, capitão da força aérea americano, Edward A. Murphy Jr. Ela tem várias versões. A mais famosa é a seguinte: tudo que pode dar errado vai dar errado..."


A lei de Malthus

Publicado: 21 de Janeiro de 2011


"Estabelecida pelo pastor anglicano inglês Thomas Robert Malthus, em seu trabalho “First Essays on Population”, de 1798, o qual foi republicado pela Editora Macmillan em 1966, a LEI DE MALTHUS pode ser sumariada da seguinte maneira..."


A lei de Kuznets

Publicado: 21 de Janeiro de 2011


"Devida ao economista Simon Kuznets, um economista nascido na Russia e naturalizado americano, foi exposta pela primeira vez em seu artigo “Economic Growth and Income Inequality”, publicado na American Economic Review, de 1955..."


A lei de Christian Ernest Engel

Publicado: 20 de Janeiro de 2011


"Pode-se afirmar sem sombra de dúvidas, que as tentativas de medição do bem-estar socioeconômico começaram em meados do século dezenove, com os trabalhos de Christian Lorenz Ernest Engel (1821 – 1896), um estatístico alemão que por quarenta anos pesquisou e escreveu acerca da relação renda-consumo e da medida do bem-estar, explicando e defendendo seus pontos de vista (Engel, 1857)..."


A lei da hiperinflação

Publicado: 20 de Janeiro de 2011


"Desde o século IV que o homem conhece o fenômeno de alta generalizada dos preços. De fato, no ano de 301 d.C., o imperador Diocleciano fez promulgar o chamado ÉDITO DE DIOCLECIANO, que se constituiu no primeiro instrumento de controle de preços e salários que se tem notícia, exatamente para combater a alta dos preços no Império Romano..."


A lei da eficiência de Pareto

Publicado: 20 de Janeiro de 2011


"A “Lei da Eficiência de Pareto” é uma proposição devida ao engenheiro e economista franco-italiano Vilfredo Frederico Damaso Pareto, publicada em 1897, em seu livro “Cours d`Économie Politique, e que passou a ser conhecido como o “ÓTIMO DE PARETO”. Mas a formulação matemática do equilíbrio Paretiano foi publicado em artigo da Giornale degli Economisti, em 1906 e expandido no Anexo do livro Manuale di Economia Política..."


A curva de Laffer

Publicado: 20 de Janeiro de 2011


"Conta a história que o economista americano ARTHUR BETZ LAFFER em determinado almoço desenhou em um gaurdanapo uma figura pata explicar a relação que existe entre a alíquota de um tributo e sua arrecadação. Presente a este almoço estava o economista e jornalista, editor do The Wall Street Journal, Jude Thaddeus Wanniski. Isto foi o bastante para a popularização da hoje famosa CURVA DE LAFFER. Este fato se deu em 1974..."


Anterior 1 2 Próximo