Receita lança atendimento sobre CPF pelo Telegram

Fonte: Agência Brasil, publicado em 03 de Agosto de 2020


Por Kelly Oliveira – Repórter da Agência Brasil - Brasília

 

© Divulgação/ Receita Federal

 

A Receita Federal inaugura hoje (3) atendimento de serviços relacionados ao CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) pelo Telegram. Esse novo canal de atendimento utiliza tecnologia conhecida como chatbot, que realiza o atendimento virtual e simula uma conversação por meio de chat.

 

Segundo a Receita, a iniciativa busca dar maior agilidade no atendimento ao cidadão e contribui para evitar que as pessoas se desloquem para alguma unidade de atendimento presencial, preservando a saúde dos servidores e cidadãos, evitando a aglomeração e a propagação do novo coronavírus.

 

Para solicitar o serviço, o contribuinte deverá acessar o canal ReceitaFederalOficial, interagir com a ferramenta, enviando as informações e documentos exigidos para que a Receita Federal faça a análise do pedido e conclua o atendimento.

 

Estão disponíveis no novo canal serviços como:

 

-Atualização/alteração de dados e Regularização de CPF;

 

-Segunda via de CPF;

 

-Informação do número do CPF;

 

-Consulta à situação cadastral; e

 

-Consulta ausência de DIRPF - Declaração do Imposto de Renda Pessoas Físicas (exercício omisso).

 

Edição: Kleber Sampaio