Inflação para famílias de baixa renda fica acima da média em janeiro

publicado em 11 de Fevereiro de 2011


(Clique aqui para ver a matéria na fonte)

Fonte: Agência Brasil

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1 (IPC-C1), que mede a inflação para famílias com renda entre um e 2,5 salários mínimos, registrou variação de 1,40% em janeiro deste ano. A inflação foi maior do que a registrada pelo Índice de Preços ao Consumidor Brasil (IPC-BR), que mede a variação de preços para todas as classes de renda e que registrou taxa de 1,27% em janeiro.

A maior inflação do IPC-C1 foi registrada na classe de despesas de transportes (5,11%), influenciada principalmente pelo reajuste de 5,52% das tarifas de ônibus urbanos. Também apresentou inflação acima da média o grupo de despesas educação, leitura e recreação (3,51%), puxada em grande parte pelo aumento dos cursos de educação infantil (8,43%).

Já os demais cinco grupos de despesas apresentaram inflação abaixo da média: alimentação (1,32%), despesas diversas (0,45%), saúde e cuidados pessoais (0,27%), habitação (0,26%) e vestuário (0,06%). O IPC-C1 é medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), em quatro capitais: Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Salvador.

Edição: Juliana Andrade