Inflação oficial deve começar a diminuir em março, prevê Mantega

publicado em 08 de Fevereiro de 2011


(Clique aqui para ver a matéria na fonte)

Fonte: Agência Brasil

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve recuar a partir de março, afirmou hoje (8) o ministro da Fazenda, Guido Mantega. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que em janeiro o índice teve alta de 0,83%, um aumento de 0,20 ponto percentual em relação à taxa de dezembro do ano passado (0,63%).

“O IPCA de janeiro já era esperado um pouco mais forte porque juntou a inflação de commodities [produtos básicos cotados internacionalmente], que está forte no mundo todo, com a pressão de janeiro, que costuma ter uma pressão de transporte e educação”, disse Mantega.

O ministro destacou que sempre em janeiro há internamente esse tipo de pressão de transporte e educação. “Então, juntaram essas coisas e deram esse 0,83%. Aliás, parecido com janeiro do ano passado, que também foi forte.”

No caso das commodities, que estão em um patamar de preço elevado no mundo, Mantega acredita que haverá uma trajetória descendente ou estável nos próximo meses. “Isso significa que, nos próximos índices, a tendência é de arrefecer a inflação. Não digo fevereiro, porque ainda tem uma pressão de transporte, mas a partir de março e abril vocês vão ver esse índice diminuindo”.

Edição: Juliana Andrade