Unasul cria conselho para implementar plano de ações contra crise financeira mundial

publicado em 15 de Agosto de 2011


(Clique aqui para ler a matéria na fonte)

Fonte: Agência Brasil

Da Telam

Brasília - Ministros de Economia e Finanças da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) decidiram, em Buenos Aires, adotar medidas para tentar proteger o continente da crise econômica que atinge principalmente os Estados Unidos e os países da Europa.

Os integrantes da Unasul instituíram um conselho, presidido pelo ministro da Economia e Finanças Públicas da Argentina, Amado Boudou, com o objetivo de implementar um plano de ação no continente para, entre outras medidas, usar apenas moedas da região nas transações comerciais e proteger as reservas monetárias dos países que compõem o bloco.

O conselho também procurará implementar mecanismos para o financiamento do comércio, com especial atenção para as assimetrias entre os países-membros da Unasul.

Os países que aderiram ao acordo que cria um o Banco do Sul também devem acelerar a implementação da instituição e o fortalecimento da Corporação Andina de Fomento (CAF), cujo principal objetivo é promover a inclusão social, o desenvolvimento, e a integração do continente.

{jcomments on}