Funcap tem novo presidente

Fonte: Governo do Estado do Ceará, publicado em 17 de Julho de 2014


O professor Doutor Francisco Carvalho de Arruda Coelho é o novo presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). Francisco Carvalho foi nomeado pelo governador Cid Gomes no dia 1º de julho. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 11.

 

Francisco Carvalho é engenheiro civil com doutorado em Ingeniería de Caminos Canales y Puertos pela Universidad Politécnica de Madrid. Desde 1982, é professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Coordenou a implantação do Curso de Engenharia Civil da UVA e foi seu primeiro coordenador. Presta ainda consultoria na área de durabilidade e tecnologia do concreto.

 

Como pesquisador, participa há mais dez anos de projetos nas áreas de reabilitação do patrimônio histórico e materiais alternativos para a Construção Civil, com destaque para concretos especiais, dentre eles o “concreto translúcido”. O desenvolvimento destas pesquisas acontece dentro do Laboratório de Materiais de Construção da UVA, do qual já foi coordenador.

 

Ao longo dos seus 35 anos de carreira acadêmica, participou de dezenas de eventos científicos e foi professor convidado em diversas universidades no Brasil e no exterior. Em junho deste ano, foi homenageado pela Escola de Construção Civil da Pontifícia Universidade Católica do Chile - considerada, hoje, a mais importante universidade da América Latina - durante a realização da 10ª edição do Congresso Internacional sobre Patologia e Recuperação de Estruturas (Cinpar 2014), em Santiago, no Chile.

 


A homenagem deu-se pelos 10 anos do Cinpar, congresso criado por Francisco Carvalho em Sobral-CE no ano de 2004, considerado, atualmente, um dos eventos mais importantes, internacionalmente, na área da construção civil. A entrega da honraria coube ao diretor da Escuela de Ingenheria Civil da Pontifícia Universidade Católica do Chile, Pablo Maturana.

 

Francisco Carvalho irá ocupar o cargo de presidente da Funcap cumulativamente ao de coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece) - função que ocupa há sete anos.

 

 

 
Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará - Secitece 
Assessoria de Comunicação (Cynthia Pinheiro Cardoso / (85) 3101-6466/6469)