Indústria: menos de 40% dos itens pesquisados pelo IBGE tiveram alta na produção em 2012

Fonte: Agência Brasil, publicado em 01 de Fevereiro de 2013


Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

 

Rio de Janeiro – A queda de 2,7% da produção industrial brasileira em 2012 foi provocada pela retração em 17 dos 27 setores pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada hoje (1°), 38% dos 755 itens estudados tiveram alta na produção.

 

Os números mostram que a queda da indústria no ano passado teve um perfil disseminado entre as atividades e os produtos pesquisados pelo IBGE. O desempenho é o pior desde 2009, quando a indústria brasileira sentia os efeitos da crise financeira internacional. Naquele ano, 28,3% dos produtos tinham apresentado alta. Em 2010 e 2011, os indicadores foram bem melhores: 76% e 47,8%, respectivamente.

 

Segundo o coordenador da pesquisa, André Macedo, o desempenho negativo da indústria no ano passado tem vários motivos. “Fatores como a lenta recuperação da confiança do empresariado, combinados com níveis de inadimplência mais altos nas famílias e nível de comprometimento maior da renda das famílias, conjugados também com o cenário econômico internacional adverso e a presença de maior de produtos importados no mercado doméstico ajudam a explicar esse resultado”, disse.

 

A indústria começou mal o ano de 2012, com níveis de estoque acima do normal, que contribuíram para uma queda acumulada de 2,6% entre os meses de janeiro e maio. Entre junho e agosto, a indústria se recuperou, em parte devido à normalização dos estoques e à redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os automóveis. Mas, no final do ano, resultados negativos voltaram a predominar.

 

O resultado de 2012 é o pior desde 2009, quando havia sido registrada uma queda de 7,4%. Em 2010, a indústria se recuperou do mau momento de 2009 e apresentou uma alta de 10,5%. Em 2011, o crescimento da produção ficou em 0,3%.

 

 

Edição: Juliana Andrade