Venezuela vai exportar 82 mil toneladas de vidro para o Brasil

Fonte: Agência Brasil, publicado em 05 de Dezembro de 2012


Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

 

Brasília – O vice-presidente para a área Econômico-Produtiva da Venezuela, Ricardo Menéndez, disse que serão exportados, até março de 2013, 82 mil toneladas de vidro para o Brasil. Segundo ele, as exportações estão previstas nos acordos assinados no âmbito do Mercosul, bloco ao qual a Venezuela foi integrada, em 31 de julho. Menéndez acrescentou que, pelo acordo, a quantidade de vidro exportado para o Brasil será ampliada de forma gradativa. A ideia é atingir 200 mil toneladas até 2015.

 

Amanhã (6), os ministros da área econômica e das Relações Exteriores, além dos presidentes de bancos centrais do Mercosul – integrantes, países associados e convidados – se reunirão ao longo do dia, no Palácio Itamaraty, em Brasília. Paralelamente, em um hotel da capital, acontece o Fórum Empresarial do Mercosulque deve reunir mais de 300 empresários da região. Na sexta-feira (7), o Brasil sedia a Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul.

 

De 2007 a 2011, as exportações intrarregionais aumentaram 58,44% e o intercâmbio comercial do bloco com o mundo aumentou 53,82%. O Mercosul é considerado uma potência agrícola, por ser o maior exportador líquido mundial de açúcar e o maior produtor e exportador mundial de soja.

 

Com a entrada da Venezuela, o bloco corresponde  a 72% do território da América do Sul – aproximadamente três vezes a área da União Europeia. Com os venezuelanos, o Mercosul passa a contar com Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 3,32 trilhões e população de 275 milhões de habitantes.

 

*Com informações da agência pública de notícias da Venezuela, AVN.


Edição: Denise Grieisnger