Usinas Santo Antonio e Jirau assinam compromisso para melhorar condições de trabalhadores

Fonte: Agência Brasil, publicado em 07 de Novembro de 2012


Carolina Sarres
Repórter da Agência Brasil

 

Brasília - Os trabalhadores das usinas hidrelétricas Santo Antônio e Jirau serão incluídos no Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Indústria da Construção. Os termos de adesão das hidrelétricas serão firmados na tarde de hoje (7), em Santo Antônio, e amanhã de manhã (8), em Jirau - ambas às margens do Rio Madeira, em Rondônia. O intuito do compromisso é dar mais proteção e melhores condições de trabalho aos funcionários. O ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, está no estado para as cerimônias de adesão.

 

O Compromisso Nacional tem vigência até o final de 2014, prazo para a implementação das medidas que deverão atingir cerca de 26 mil trabalhadores. De acordo com os termos do compromisso, os representantes dos consórcios responsáveis pelas obras terão de se comprometer a definir etapas para conduzir a melhoria nas condições de trabalho.

 

A primeira medida será a instalação de uma comissão de representação sindical dos trabalhadores, para facilitar as negociações e a troca de informações entre patrões e empregados. Entre as entidades representativas que devem fazer parte da comissão estão a Confederação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores nas Indústrias da Construção e da Madeira (Conticom); o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil do Estado de Rondônia (Sticcero); o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bauru e Região (Siticom); a Central Única dos Trabalhadores (CUT); e o Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada - Infraestrutura (Sinicon).

 

O estabelecimento de diretrizes para qualificação dos trabalhadores e a orientação para recrutamento de novos funcionários também são medidas que fazem parte do compromisso.


Edição: Lílian Beraldo