Consumidor está mais cauteloso para fazer financiamento e mira bens de menor valor

Fonte: InvestNE, publicado em 17 de Outubro de 2012


De acordo com a pesquisa Acrefi/Ipsos, 48% afirmam ter financiamento ou empréstimo com parcelas atrasadas

 

O brasileiro está cauteloso para consumir e planeja comprar nos próximos meses bens de menor valor como geladeira, fogão e TV. Esse quadro foi mostrado em pesquisa inédita realizada pela Acrefi/Ipsos em 70 cidades e 9 regiões metropolitanas.

 

“A pesquisa mostrou que o consumidor está mais conservador em relação a itens como automóveis, por exemplo”, afirma Nicolas Tingas, economista-chefe da Acrefi. “O índice de propensão ao endividamento mostrou que 48% mostram-se ‘nada seguros’ e 27% estão ‘pouco seguros’ em fazer financiamentos para comprar um carro”.

 

A cautela também elevada, mas em níveis menores, quando se trata da disposição de financiar a aquisição de bens como televisão e fogão (37% se dizem seguros ou muito seguros para comprar esses bens) e geladeira (em que 36% estão seguros ou muito seguros). Já nos itens de menor valor, como roupas e alimentos, que muitas vezes não são comprados com financiamento, o nível de segurança é de 56% no caso do vestuário e de 71% na alimentação.

 

O levantamento mostrou também que nos últimos 90 dias o brasileiro comprou com financiamento principalmente fogão (76% dos entrevistados), televisão (53%) e geladeira (50%) e que os 46% que adquiriram carro fizeram financiamento para realizar essa compra.

 

Para o quarto trimestre, o sonho de consumo é a geladeira – 93% disseram que planejam comprar esse bem e todos fazendo financiamento, enquanto 73% têm o fogão como alvo na compra financiada. Depois aparecem carro (71%) e televisão (65%). De acordo com a pesquisa Acrefi/Ipsos, 48% afirmam ter financiamento ou empréstimo com parcelas atrasadas.