Concluída primeira fase da Cidade do Atacado

Fonte: InvestNE, publicado em 24 de Setembro de 2012


Galpão inicial está pronto para ocupação imediata, entrega influenciou na taxa de vacância de condomínios industriais do Nordeste



 

A Cidade do Atacado, projeto lançado em maio de 2010 pela Varicred do Nordeste, com apoio dos Governos do Estado do Ceará e do Município de Caucaia e de entidades como a Associação Cearense dos Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Acad) e a Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), acaba de finalizar a construção de sua fase inicial. O primeiro galpão, com aproximadamente 40.000 m² de construção, divididos em até 28 módulos individuais, já está disponível para ocupação imediata do comércio atacadista e de outros setores que queiram instalar seus Centros de Distribuição e Logística.

 

A entrega dessa primeira fase da Cidade do Atacado influenciou na taxa de vacância (relação entre o volume de imóveis disponíveis e o volume total existente) de condomínios industriais de toda a região Nordeste, que passou de 5% para 7% no 2º trimestre de 2012, segundo pesquisa da Colliers International. Isso se dá porque da área construída do projeto um terço já está ocupada e o restante está disponível para locação.

 

Os próximos passos do projeto Cidade do Atacado, segundo a Varicred, são, incialmente, a ocupação total dos espaços já entregues e, posteriormente, as obras da segunda fase. “Estamos muito satisfeitos por cumprir nosso cronograma previsto para entrega do primeiro galpão.

 

Já temos empresas de diversos setores iniciando suas atividades e outras em negociação. Nossa expectativa é de ocuparmos todos os módulos disponíveis até o fim deste ano. Para a próxima fase, a previsão é de finalizarmos ainda em 2013”, explica Carlos Maluf, Diretor da Varicred.


Estrutura, localização e incentivos fiscais são pontos positivos para clientes ocupantes 

O Galpão recém-inaugurado segue padrões internacionais e foi construído de forma a gerar uma melhor distribuição do espaço disponível. Com um pé direito de 12 metros livres, proporciona uma eficiência de ocupação de porta pallets. Além disso, são disponibilizadas 6 docas por módulo, piso com resistência de 6 ton/m², marquise com 6m cobertos, iluminação natural de 8,8% da cobertura, troca de ar constante (10 por hora), cobertura de telha zipada que não permite a entrada de água e a possibilidade de cross docking.

 

Os condôminos que se instalarem na Cidade do Atacado ainda contarão com serviços como segurança 24 horas, portaria exclusiva, pátio para estacionamento de caminhões monitorado, restaurante, manutenção, limpeza, sistema de incêndio e segurança com controle de acesso e monitoramento por câmeras.

 

Idealizado para ser o maior e mais moderno polo Atacadista da América Latina, a Cidade do Atacado está localizada em uma posição estratégica na Região Metropolitana de Fortaleza. A intenção é permitir o fácil deslocamento de cargas para qualquer parte do País, já que o projeto fica às margens de duas rodovias federais, a BR 222 / 4º ANEL VIÁRIO de Fortaleza e a BR 020, com acesso rápido à BR 116 e outras estaduais. As empresas que decidirem se instalar no local ainda terão a facilidade de estarem próximas aos Portos de PECEM e Mucuripe, ao Aeroporto Internacional Pinto Martins de Fortaleza e à futura estação do Metrô de Fortaleza/Caucaia.

 

Os grupos empresariais que se instalarem na Cidade do Atacado poderão contar ainda com os incentivos concedidos pelo Município de Caucaia, por meio da Lei Nº 2.030 (09/07/2009), que reduz em até 90% todos os impostos e tributos municipais, diminui o ISS de 5% para até 2% e oferece outros incentivos estaduais.