CNI informa que há crescimento gradual da produção

Fonte: Agência Brasil, publicado em 21 de Setembro de 2012


Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

 

Brasília - A indústria mostra tendência de crescimento da produção, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), que divulgou hoje (21) a Sondagem Industrial de agosto.

 

De acordo com a avaliação, “o indicador de evolução da produção alcançou 54,7 pontos em agosto, distanciando-se da linha de 50 pontos que divide a evolução negativa da positiva”. Em julho, esse indicador estava em 51,1 pontos e no mesmo mês do ano passado em 50,1 pontos.

 

O indicador de emprego no setor passou de 48,5 pontos, em julho, para 49,8 pontos em agosto, mas segundo a CNI “deverá voltar a crescer nos próximos meses, caso a tendência de crescimento da produção se mantenha”.

 

O percentual médio de utilização da capacidade instalada aumentou um ponto percentual de julho para agosto, quando ficou em 74%. Esse percentual ficou 1 ponto percentual inferior ao apurado em agosto de 2011.

 

Para a CNI, “a tendência é redução da ociosidade, mas, assim como retratado pelos demais indicadores, de forma gradual”.

 

Quanto à expectativa de demanda para os próximos seis meses, o indicador passou de 48,5 pontos, na pesquisa feita em agosto, para 49,8 pontos, este mês. No caso das exportações, a expectativa foi ajustada de 52,4 pontos para 52,6 pontos. E para o número de empregados, de 51,2 para 51,8 pontos.

 

A Sondagem Industrial de agosto foi feita com base em pesquisa a 1.983 empresas de todo o país entre os dias 3 e 14 de setembro. Os indicadores variam no intervalo de 0 a 100, sendo que valores acima de 50 indicam expectativa positiva.

 

Edição Beto Coura