Mercado de luxo atrai grandes oportunidades no Brasil

Fonte: InvestNE, publicado em 18 de Setembro de 2012


Luxo se torna um mercado em expansão no País



 

O mercado de luxo normalmente é dito como algo distante do Brasil, mas o que cada vez menos é observado é que esta parcela é um público emergente, que procura dentro do país uma possibilidade de roupas caras, passeios e produtos únicos e exóticos.

 

Os negócios de luxo movimentam mais de 30% do mercado no país, parcela pequena que impulsiona o aumento dos novos milionários no Brasil. No ano passado mais de 50 bilhões de brasileiros chegaram ao sonhado um milhão de reais, e ao contrário do que pensam o sonho não é mais a casa própria, mas sim artigos de luxo.

 

Normalmente luxo é ligado à tradição, o tempo consolida e mostra marcas que tem um diferencial, que trazem o algo mais que o consumidor deste tipo de mercado procura. O requinte e o luxo nunca são demais quando se fala de utensílios para a casa.

 

No Brasil existem marcas que começaram tradicionalmente e se expandiram para verdadeiros titãs em suas áreas. Um exemplo é a Colchoaria Bettoni, que desde 1937 fabrica colchões artesanais.

 

A loja inaugurou em 1937, na esquina das Ruas Augusta e Alameda Itu, na época o espaço era de somente alguns metros quadrados, portanto durante o dia, quando a loja estava aberta, a bancada onde se fabricava os colchões ficava na calçada, junto com a máquina de costura. Quem fazia os colchões o avô do atual Presidente, Felipe Bettoni, que até então trabalhava com o pai dela numa loja que tinham de móveis, e resolveu abrir seu próprio negocio.

 

Naquela época os colchões eram produzidos em lã de carneiro, crina animal, crina vegetal e capim, não havia as matérias que são conhecidas hoje, ressaltando que pela tradição ainda fabricam com materiais antigos apenas feitos sobre encomendas e muitos desses colchões eram fabricados na própria residência do cliente, para onde o Sr João Bettoni levava a matéria prima pré-separada para costurar o produto a mão.

 

Desde então a empresa tem tido um crescimento na ordem de 5 a 10 % nos últimos anos, mas se consolidaram dentro do mercado de luxo como um produto único trazendo conforto e bem estar para uma classe que exige isso, um consumidor de trato fino e extremamente crítico. A tradição atrai olhares do exterior dando abertura para produtos de luxo como a da colchoaria Bettoni.