Vendas no comércio varejista avançaram 1,4% em julho

Fonte: InvestNE, publicado em 13 de Setembro de 2012


Receita nominal em julho subiu 1,7% no varejo, e caiu 1% no varejo ampliado



 

De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (13/9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas no comércio varejista avançaram 1,4% em julho, se comparado ao mês precedente. Com isso, o indicador mantém a aceleração, já que a alta era de 1,6 % em junho.

 

Na comparação com julho de 2011, o volume de vendas reportou incremento de 7,1%, e no acumulado do ano, o crescimento é de 8,8%. Considerando o varejo ampliado, que inclui os setores de materiais de construção e veículos, motos e peças, o volume de vendas retraiu 1,5% em julho, após uma alta de 6,2% em junho. A receita nominal em julho subiu 1,7% no varejo, e caiu 1% no varejo ampliado.

 

No sétimo mês do ano, oito das dez atividades pesquisadas obtiveram variações positivas no volume de vendas, ante o mês anterior, com destaque para equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, com 9,7%, seguida por tecidos, vestuário e calçados (2,4%); combustíveis e lubrificantes (1,2%) e material de construção (1,0%).

 

Avançaram também, os hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,8%); móveis e eletrodomésticos (0,7%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,3%), além dos artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,3%). Na outra ponta, as atividades de livros, jornais, revistas e papelaria (-0,7%) e em veículos e motos, partes e peças (-8,9%) reportaram recuo no período.

 

Com Informações do Brasil Econômico