Programa de microfinanças do BNB recebe certificação internacional

Fonte: InvestNE, publicado em 06 de Setembro de 2012


Crediamigo é o único projeto deste tipo a receber  uma certificação internacional pelo desempenho social



 

 

O Crediamigo, programa de microfinanças do Banco do Nordeste, recebeu,  da certificadora especializada Planet Rating, a maior nota já concedida no mundo a um programa de microfinanças pelo seu desempenho social.

 

Dentre os pontos destacados estão o estado avançado das práticas de inclusão social implementadas por meio do Crediamigo, o compromisso de longo prazo com metas sociais e a gestão eficiente do desempenho social e dos riscos envolvidos.  Com relação à inclusão financeira, o relatório avaliou que “o programa tem interiorizado o seu papel de líder no setor e como agente de desenvolvimento da região nordestina, tanto em sua política de expansão, como na política de inclusão social e de proteção ao cliente”.

 

Segundo o diretor de Gestão de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, Stélio Gama,  “esse resultado é uma comprovação do importante trabalho que o Banco tem desenvolvido na área de microfinanças, permitindo a  inclusão financeira de milhões de nordestinos. Por meio do trabalho do Crediamigo as pessoas têm a oportunidade de aumentar a sua capacidade de geração de renda, melhorar sua qualidade de vida e superar a condição de pobreza. A sinergia com o Programa Bolsa Família também é uma forma de ampliar o impacto social do Programa.”

 

Para promover a avaliação, além da análise dos documentos e da visita de campo realizada em meados de junho, foram utilizados os estudos da Fundação Getúlio Vargas para comprovar o impacto positivo do trabalho do Crediamigo junto a seus clientes em termos de geração de empregos e ascensão de classes. Também foram consideradas as ações de sensibilização e educação empresarial e ambiental promovidas pelo Crediamigo.

 

Os resultados da avaliação financeira também colocam o Crediamigo entre os  melhores programas de microfinanças do mundo, com práticas de gestão adequadas e modernas, com uma equipe de direção comprometida com a missão social do Programa e um adequado balanceamento entre os aspectos financeiro e social.

 

Na opinião do diretor da Planet Rating, Cesar Carcelen, “o Crediamigo como instituição líder nas microfinanças no Brasil mostra uma importante responsabilidade com o setor e seu público-alvo, responsabilidade que é posta em prática em adequadas práticas de proteção ao cliente, fortalecimento institucional para garantir a continuidade do programa com saudáveis resultados e um fortalecimento da cultura institucional e entendimento dos colaboradores da importância de seu trabalho como agentes de desenvolvimento social. Para a equipe da Planet Rating foi muito importante avaliar este cenário e evidenciar que para o Crediamigo o desenvolvimento de seu cliente fica no ponto mais importante de sua estratégia”.