Concessões de crédito aos consumidores volta a subir em julho

Fonte: InvestNE, publicado em 03 de Setembro de 2012


Mesmo com resultado, concessões deverão evoluir com mais intensidade apenas em 2013

 

confiana_do_comercioO indicador de perspectiva de crédito ao consumidor avançou 0,1% em julho, registrando a primeira elevação após nove meses seguidos de queda, atingindo 96,6 pontos. Neste contexto, as concessões deverão evoluir com mais intensidade apenas em 2013.

 

Contudo, "o patamar ainda elevado da inadimplência dos consumidores, que só deverá melhorar gradativamente ao longo deste segundo semestre, tem determinado trajetória bem mais contida das concessões de crédito ", ponderou a Serasa.

 

"Se, por um lado, os consumidores inadimplentes tentam equacionar as suas finanças para retornar ao mercado de crédito, por outro, as políticas de concessão de crédito estão mais seletivas por parte das instituições financeiras. Neste ambiente, o crédito ao consumidor evolui fracamente e só ganhará força com o recuo consistente da inadimplência", afirmaram em comunicado os economistas da Serasa.

 

Em relação às empresas, a perspectiva de crédito recuou 0,2% em julho de 2012, atingindo o valor de 99,8, alcançando a segunda queda mensal consecutiva, o que sinaliza que o crédito às empresas deverá continuar evoluindo moderadamente ao longo dos próximos meses.

 

Do Brasil Econômico