Cetene investe em plantio experimental de oleaginosas para o biodiesel

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, publicado em 29 de Agosto de 2012


O Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene/MCTI) instalou em Caetés (PE) um plantio experimental de pesquisas voltado à produção de oleaginosas alternativas para o biodiesel.


O objetivo da iniciativa é obter espécies ideais que sejam economicamente, ecologicamente e socialmente sustentáveis, levando em conta as condições do Nordeste brasileiro.


As pesquisas abrangem a prospecção na vegetação nativa, extração e análise química dos óleos em laboratório, além de plantios experimentais em campo.


Os diferenciais das pesquisas no Cetene em oleaginosas alternativas são o caráter comparativo e a estratégia de focar em oleaginosas perenes por tenderem a ter uma produtividade maior em óleo e sementes, além de permitirem uma produção ecologicamente sustentável e maior facilidade na integração da agricultura familiar.

 

Até o momento, foram avaliadas 97 amostras de 30 espécies diferentes, das quais 13 apresentaram potencial para produção de óleo vegetal na região. Dessas espécies, seis são totalmen