Projeto de irrigação deve gerar até 12 mil empregos no Rio Grande do Norte

Fonte: InvestNE, publicado em 29 de Agosto de 2012


Investimentos chegam a R$ 215 milhões. Recursos serão liberados pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas

 

irrigao_rnCom investimento de R$ 215 milhões, o Ministério da Integração Nacional, por meio do  Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), assinou na última terça-feira (28/08), a ordem de serviço para início das obras da primeira etapa do Projeto de Irrigação Santa Cruz do Apodi, no Rio Grande do Norte.

 

"A irrigação gera emprego e renda. Serão cerca de 12 mil novos empregos na região", afirmou o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. Para ele, o investimento tem um papel social transformador, pois vai integrar o perímetro irrigado com a população que vive na vizinhança do empreendimento e, dessa forma, apoiar os pequenos produtores que atuam aos arredores do projeto.

 

Nesta primeira fase, os recursos serão aplicados na construção de 4.024 hectares. Os lotes do Projeto de Irrigação Santa Cruz do Apodi vão atender prioritariamente os micro e pequenos agricultores da região e terá como manancial de abastecimento o rio Apodi, que possui vazão regularizada pela Barragem de Santa Cruz.

 

A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini Rosado, explica que aquelas terras são férteis e possuem um imenso potencial produtivo. "O governo federal está fazendo a coisa certa, esse projeto vai transformar a vida dos moradores da região", afirmou.

 

Segundo o diretor do DNOCS, Emerson Fernandes, o objetivo dos perímetros irrigados é extinguir a figura do ‘retirante' no Nordeste. "A irrigação é importante para minimizar os efeitos da seca e faz toda a diferença na paisagem do semiárido". Com este projeto, o DNOCS possui 38 perímetros irrigados, 14 só no Ceará, com objetivo de aumentar a produção de alimentos e matérias primas de origem agropecuária, e contribuir com o desenvolvimento da economia regional e nacional.

 

Do Ministério da Integração Nacional