Econometrix






 

institucional



VISÃO

Ter a maior base de dados de colaboradores e o maior repositório de informações da web sobre os mais diversos campos das ciências sociais e humanas para que sejam utilizados para orientar escolhas, propor soluções e incentivar o espírito crítico individual e coletivo para obtenção de uma melhor distribuição das riquezas e maior justiça social.


MISSÃO

Levar as informações sobre a economia, que afetam nossa vida diariamente, de forma simples e clara, tanto para o usuário leigo quanto para o empresário ou qualquer outra pessoa com interesses nas diversas áreas onde se aplica a ciência econômica, com o intuito de ajudá-las em suas escolhas, em suas tomadas de decisão.


OBJETIVO

Oferecer uma série de serviços em economia e em finanças; ser veículo de divulgação dos pensadores de economia do Ceará, do Nordeste e do Brasil; oferecer informações estatísticas sobre as principais variáveis macroeconômicas (com séries históricas mais completas possíveis); ser veículo informativo do dia-a-dia do sistema econômico-financeiro do Brasil e do mercado financeiro internacional; prestar assessoria financeira para investidores e consumidores, para lhes indicar as melhores opções de investimentos e/ou compras; oferecer comentários de especialistas nos diversos aspectos da economia brasileira e mundial.

 

PÚBLICO ALVO

Todo e qualquer cidadão que tenha interesse pelos assuntos econômicos (latu sensu) que afetam, direta ou indiretamente, suas vidas. Ou, dito de outra forma, é o cidadão que tem a mínima preocupação com o seu dia-a-dia financeiro e procura informações de como melhor gerir os seus recursos ou que procura apoio para tomada de suas decisões.

De maneira mais específica pode-se elencar um público com interesses mais específicos, voltados para pesquisas e aprofundamento de conhecimentos, dentro das categorias profissionais nas áreas de economia, direito, contabilidade, finanças privadas e administração, por exemplo. Por outro lado, dado que o Portal oferece mecanismos para facilitar a decisão de investir, as classes empresariais e de pequenos e grandes investidores também serão beneficiados com o uso do Portal ECONOMETRIX.


SERVIÇOS DO PORTAL

Os serviços do Portal Econometrix são oferecidos em dois blocos. O primeiro, com caráter mais geral, tem o viés informativo do dia-a-dia dos fatos econômicos e do mercado financeiro, voltado para o grande público que deseja entender e acompanhar a dinâmica dos acontecimentos nacionais e internacionais que influenciam a economia global. O segundo, com caráter mais técnico, é direcionado para aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos em economia e áreas afins.

 

Serviços do Portal Econometrix

Informações Gerais


Informações Técnicas e Acadêmicas


Notícias

Banco de Dados Técnicos e

Destaques

Estatísticos (BDTRIX) 

Colunas/Blogs

Publicações Acadêmicas

Multimídia

Soluções Financeiras

Fórum

 

Glossário

 

 

 

1. Informações Gerais


- Notícias: serviço destinado à divulgação das notícias econômico-financeiras dos principais veículos de comunicação, nacionais e internacionais, bem como as análises e comentários produzidos pela equipe do Portal Econometrix e por seus parceiros.

- Destaques: área de divulgação dinâmica. Esse serviço se propõe a ser uma área de acesso rápido a todas as inclusões recentes em qualquer das opções dos serviços ofertados, além de prover rápida divulgação de quaisquer outros assuntos que sejam do interesse do Portal ou de seus parceiros, tais como eventos, editais etc.

- Colunas/Blogs: área reservada aos colaboradores do Portal Econometrix para que possam expressar, livremente, suas opiniões, ideias, críticas, sugestões, enfim, suas posições acerca de assuntos de seu interesse, desde que relacionados aos objetivos do Portal.

- Multimídia: local reservado para a apresentação de vídeos didáticos, entrevistas, palestras, seminários e jogos interativos, desenvolvidos pelo Econometrix ou por seus parceiros, que visem ajudar na compreensão de temas importantes do sistema econômico-financeiro e da lógica por traz das tomadas de decisão acerca de investimentos financeiros.

- Fórum: espaço destinado à ampla discussão de assuntos de interesse dos usuários e colaboradores do Portal Econometrix.

- Glossário: além de fornecer o significado das expressões dos termos econômico-financeiros, o Glossário tem a função de ser um indexador geral para facilitar a compreensão das informações publicadas no Portal. Assim, ao ler um determinado texto no site, o usuário poderá ler o significado de um termo sem a necessidade de sair da página em que está. O glossário possui, ainda, links para diversas outras fontes, pertinentes ao termo, para possibilitar uma busca ampla sobre o tema pesquisado.

 

2. Informações Técnicas e Acadêmicas


- Banco de Dados Técnicos e Estatísticos (BDTRIX): nesse espaço são ofertados dados tais como: séries históricas com informações estatísticas sobre as principais variáveis macroeconômicas; relatórios de mercado, tanto de instituições públicas, como Bacen e BNB, quanto de entidades privadas e reconhecidas em suas áreas de atuação; tópicos especiais em economia, com a apresentação das principais Leis e Princípios Econômicos utilizados pela grande maioria dos estudiosos em economia e finanças; banco de dados, tabelas e  gráficos com informações técnicas sobre a estrutura e o desenvolvimento econômico de diversas regiões, bem como a evolução histórica de segmentos importantes para o desenvolvimento econômico; legislação específica etc.

- Publicações Acadêmicas: espaço para a publicação de livros, artigos científicos, monografias etc, dos colaboradores do Portal Econometrix, nas áreas das ciências sociais e humanas, com o principal objetivo de disseminar o conhecimento.

- Soluções Financeiras: esse serviço visa não somente apresentar resultados de cálculos econômico-financeiros, mas, também, apresentar, de forma didática, a explicação dos resultados obtidos. Assim, a calculadora servirá para responder questões como: Qual o risco que há na aplicação de certa quantia em determinado investimento?; Dadas determinadas condições de mercado, qual a melhor (mais barata) opção, pagar à vista ou financiar?; Qual o valor final de um investimento realizado no tempo zero, por um prazo de “t” períodos (dias/meses/anos), e que rende “i%” de juro por período? Qual o valor da prestação da casa no mês “i” do ano “j”?, dentre outros.

Como dito, os Serviços ofertados pelo Portal ECONOMETRX têm a pretensão de subsidiar seus usuários com informações suficientes para a melhor compreensão do contexto econômico-financeiro no qual estão inseridos. Assim, aqui serão encontradas:


1. Informações Estatísticas 

 

  • Oferta de séries históricas com informações estatísticas sobre as principais variáveis macroeconômicas do Brasil, com ênfase no Nordeste e no Ceará, tais como:
  • PIB, Renda Nacional, Formação Bruta de Capital, Renda per Capita etc. (inclusive com as taxas de crescimento anuais)
  • Balanço de Pagamentos (completo para o Brasil, com todas as oito contas do Balanço de Pagamento. Para o Ceará: exportações e importações)
  • Finanças Públicas (arrecadação, dados orçamentários aprovados e realizados, tanto para o Governo Federal como para os Governos Estaduais do Nordeste e do Brasil)
  • Índices Gerais de Preços (todos os índices gerais de preço publicados pelo IBGE, FGV, DIEESE etc.)
  • Índices para Atualizações Financeiras (TR, UPC etc.)
  • Taxas Cambiais (inclusive a Taxa Cambial ao Par)
  • Salário Mínimo
  • Taxas de Juros Nacionais (TJLP, SELIC, CDB-BB etc.)
  • Taxas de Juros Internacionais (PRIME, LIBOR, NORMANDA etc.)
  • Índices das Principais Bolsas de Valores (Dow Jones (NYSE), nasdaq cmp/nasdaq 100 (NASDAQ), bovespa (BOVESPA) etc)

 

2. Soluções 

 

a. Cálculos para a obtenção de respostas para problemas financeiros que afetam as contas domésticas, como, por exemplo, compra a prazo no crediário ou através de cartões de crédito;

b. Cálculos para a obtenção de respostas para problemas de decisão de investir por parte dos médios e grandes investidores.

 

3. Glossário de Termos Econômicos, Financeiros e Siglas

 

4. Publicações e Debates 

 

a. Espaço para a publicação de artigos nas áreas de economia, finanças, administração etc;

b. Espaço para a publicação de livros nas áreas de economia, finanças, administração etc;

c. Espaço para a discussão “on-line” de assuntos que o grupo de pensadores associados ao portal decidam promover (fórum de debates);

d. Artigos, Notas e Pareceres de especialistas sobre assuntos conjunturais;

e. Reprodução de notícias diárias publicadas pelos principais jornais do mundo ocidental;

f. Acesso a editais dos Governos Federal e Estadual e de suas instituições, tais como: CNPq, MIDIC, SECITECE etc.

 

5. Agenda Tributária e Trabalhista

 

Informações sobre as novidades tributárias e trabalhistas editadas pelos governos federal, estadual e municipal, bem como a publicação das agendas de recolhimento dos tributos e obrigações.

 

6. Tópicos Especiais em Economia

 

Apresentação das principais Leis e Princípios Econômicos utilizados pela grande maioria dos estudiosos em economia e finanças, não necessariamente conhecidos do público em geral.

 

7. Aplicações Didáticas da Teoria dos Jogos

 

Apresentação das ferramentas da Teoria dos Jogos para auxílio nas tomadas de decisões.

 

OS FUNDADORES

 

Pedro Jorge Ramos Vianna

 

Sócio fundador da Econometrix e da TPJ Economistas Associados, com 40 anos de experiência na área da Ciência Econômica. Foi Diretor do Sistema BEC/BANDECE. Foi chefe do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste, do BNB. Foi Vice-Presidente da Associação de Bancos de Desenvolvimento - ABDE. Foi Professor Titular em Ciência Econômica da Universidade Federal do Ceará. Foi Professor Pesquisador do Seminar Fiir Allgemeine Betriebswirtschaftslehre, Beschaffung und Produktpolitik, da Universidade de Colônia (Alemanha) e do Institut Für Finanzwissenschaft da Universidade de Colônia (Alemanha). Especialista nas áreas de Economia Internacional e Ciência Tributária.

 

André Luiz Lopes Vianna

 

Sócio fundador da Econometrix e da OPUS Projetos Sistemas, atuando há mais de 10 anos nas regiões Norte e Nordeste do Brasil na área de projetos de Tecnologia da Informação e na prospecção de mercados para novos investimentos. Foi Diretor da Divisão de Informática do Fórum Clóvis Beviláqua. Foi Diretor da Divisão de Sistemas e Métodos do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Engenharia de Software pela Universidade de Fortaleza. Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza.