Nível mais detalhado de classificação da natureza da despesa. É o mesmo que elemento de despesa (vide Classificação Econômica da Despesa).



Construção, reforma ou ampliação de bens imóveis realizada por execução direta ou indireta.



Despesas com estudos e projetos; início, prosseguimento e conclusão de obras; pagamento de pessoal temporário não pertencente ao quadro da entidade e necessário à realização das mesmas; pagamento de obras contratadas; instalações que sejam incorporáveis ou inerentes ao imóvel, tais como: elevadores, aparelhagem para ar condicionado central, etc.



Despesas com a cobertura do resultado negativo do Banco Central do Brasil, como autoridade monetária, apurado em balanço, nos termos da legislação vigente.



Despesas com encargos que a administração é levada a atender pela sua condição de empregadora, resultante de pagamento de pessoal, tais como as contribuições previdenciárias.



Despesas decorrentes do pagamento de tributos e contribuições sociais e econômicas (Imposto de Renda, ICMS, IPVA, IPTU, Taxa de Limpeza Pública, COFINS, PIS/PASEP, CPMF, etc.), exceto as incidentes sobre a folha de salários, classificadas como obrigações patronais, bem como os encargos resultantes do pagamento com atraso das obrigações de que trata este elemento de despesa.



Recurso usado para evitar a votação de determinada matéria. É anunciada pelo líder do partido ou do bloco, fazendo com que os parlamentares liderados se retirem do Plenário. Apenas o líder do partido ou do bloco em obstrução permanece em Plenário.



Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico



Segunda etapa do processo de lavagem de dinheiro, consiste em dificultar o rastreamento contábil dos recursos ilícitos. O objetivo é quebrar a cadeia de evidências ante a possibilidade da realização de investigações sobre a origem do dinheiro. Os criminosos buscam movimentar o numerário por meio eletrônico e transferem os ativos para contas anônimas – preferencialmente, em países amparados por lei de sigilo bancário – ou realizam depósitos em “contas-fantasmas”.



Medida do fator trabalho utilizado pelas atividades produtivas, equivalente aos postos de trabalho.



Lote fracionário de uma ação negociada em bolsa de valores.



Organização dos Estados Americanos.



Colocação à disposição do mercado de bens ou serviços. Por extensão: volume de bens e serviços colocados assim à disposição da demanda.



Oferta feita por uma empresa a sus acionistas, dando-lhes a oportunidade de comprar novas ações por um preço determinado, em geral abaixo do preço corrente do mercado, e dentro de um prazo relativamente curto.



Conjunto de créditos formados pelas disponibilidades monetárias e quase monetárias.



Emissão de títulos públicos, realizada por meio de processo competitivo de formação de taxas.



Proposta de aquisição, por um determinado preço, de um lote específico de ações, em operação sujeita à interferência.



Proposta de colocação, para o público, de um determinado número de ações de uma empresa.



Oferta, proposta de venda.



Colocação à disposição do mercado de bens ou serviços. Por extensão: volume de bens e serviços colocados assim à disposição da demanda.