Destinação de recursos na lei orçamentária em valores significativamente inferiores aos custos das ações correspondentes, com a finalidade de facilitar futuras suplementações. Dotação simbólica.



Ampliação de cargos



Avaliação de cargos.



Atacadista, distribuidor.



Enriquecimento de cargos



Capital social da empresa.



Instituto Multilateral Africano (IMA).



Associação entre empresas ou entre países, sob a forma de capital, trabalho ou recursos naturais. Literalmente uma associação com aventura.



Um empreendimento conjunto. Associação entre empresas ou entre países, sob a forma de capital, trabalho ou recursos naturais. Literalmente uma associação com aventura.



Índice de mercado publicado pelo JPMorgan para acompanhamento do mercado de títulos governamentais.



Criados pela Lei 9.099/95, os juizados especiais cíveis e criminais permitem maior rapidez na chamada prestação jurisdicional. Os juizados especiais cíveis – de conciliação, julgamento e execução – atuam em causas menos complexas, cujo valor não exceda a 40 salários mínimos. O julgamento ocorre em bem menos tempo, possibilitando soluções mais rápidas. Já os juizados especiais criminais julgam infrações penais de menor potencial ofensivo, como as contravenções e os crimes cuja pena máxima não seja superior a um ano. Esses juizados também se orientam pelos mesmos critérios dos juizados cíveis. Sempre que possível, os juizados especiais criminais aplicam penas de prestação de serviços à comunidade.



Papéis de alto risco e de alta rentabilidade nos Estados Unidos.



Área territorial dentro da qual o Banco Central atua por intermédio de cada uma de suas Gerências Técnicas. Para efeito de fiscalização, as instituições financeiras/ demais entidades autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil/ administradoras de consórcio subordinam-se à Gerência Técnica, de acordo com a jurisdição, em função de onde se encontra localizada a Sede do conglomerado.



importância cobrada, por unidade de tempo, pelo empréstimo de dinheiro, geralmente expressa como porcentagem da soma emprestada; rendimento de capital investido; interesse.



É a taxa cobrada a partir de todo capital emprestado por um certo período de tempo. Este capital consiste de bens, como dinheiro, ações, bens de consumo, propriedades ou mesmo indústrias. O juro é calculado sobre o valor destes bens, da mesma maneira que sobre o dinheiro.



regime de capitalização em que, em cada período, a taxa de juros incide sobre o montante do período imediatamente anterior.



juros cuja taxa refere-se a um diferencial de tempo.



São os contratos negociados na Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) em que os investidores apostam na tendência das taxas no futuro.



regime de capitalização em que, em cada período, a taxa de juros incide apenas sobre o principal.



Despesas com juros referentes a operações de crédito efetivamente contratadas.