Grupo Dos Dez (Alemanha, Bélgica, Canadá, Estados Unidos, França, Holanda, Itália , Japão, Reino Unido E Suécia)



Grupo Dos Cinco (Alemanha, Estados Unidos, França, Japão E Reino Unido)



Grupo Dos Sete (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão E Reino Unido )



Grupo Dos Oito (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido E Rússia)



É o nome dado à reunião periódica (três vezes por ano) dos sete países mais ricos: Alemanha, França, Estados Unidos, Japão e Inglaterra, Itália e Canadá, com o objetivo de discutir assuntos relevantes e decidir, se for o caso, uma ação coordenada de ajuda aos países mais pobres. O G-7 se reuniu pela primeira vez em 1975, por iniciativa do então primeiro-ministro alemão Helmut Schimidt, e do presidente francês à época, Valéry Giscard.



General Agreements To Borrow



Grupo de Ação Financeira da América do Sul contra Lavagem de Ativo. Organização inter-governamental de base regional que reúne os países da América do Sul para combater a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo por meio do compromisso de aperfeiçoamento contínuo das políticas nacionais relacionadas a esses temas e para fomentar o aprofundamento dos diferentes mecanismos de cooperação entre os países membros.



Teorias dos jogos. Ver letra T.



Representa um hiato nas cotações de ações. É um intervalo na cotação do preço de uma determinada ação, onde não foram registrados negócios naquele intervalo de preços.



Representa um hiato nas cotações de ações. É um intervalo na cotação do preço de uma determinada ação, onde não foram registrados negócios naquele intervalo de preços.



Um ativo que é entregue pelo outorgante da garantia para assegurar uma obrigação à parte que toma a garantia. Os acordos de garantia podem tomar diversas formas legais; as garantias podem ser obtidas utilizando-se o método de transferência de títulos ou a penhora. As garantias mais comuns são a alienação fiduciária e a hipoteca.



A garantia é exigida pelo credor como forma de assegurar o pagamento da obrigação pelo devedor. As garantias mais comuns são a alienação fiduciária e a hipoteca.



São os ativos que são entregues para assegurar a liquidação final de uma operação ou de um conjunto de operações. A constituição ou aporte de garantias é utilizado pelas Câmaras para garantir a finalização de uma operação.



Mistura de hidrocarbonetos, com destaque para o metano, inodoro e sem cor. É o mais limpo dos combustíveis fósseis e permite ampla utilização para aquecimento, esfriamento, produção de energia elétrica e outros usos industriais. A construção do Gasoduto Brasil - Bolívia está permitindo o incremento da geração de energia elétrica por meio da termoeletricidade no país, alvo do Programa Prioritário de Termoeletricidade (PPT).



Gasoduto Brasil - Bolívia, com 3.150 quilômetros de extensão, possibilita a importação de gás natural da Bolívia pelo Brasil. É o maior projeto da Gaspetro, subsidiária da Petrobrás, construído em parceria com a Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB). O gás boliviano abastece as usinas incluídas no Programa Prioritário de Termoeletricidade (PPT).



Ligação elétrica ilegal, sem a contratação do serviço de fornecimento de energia elétrica junto à distribuidora.



Acordo Geral sobre o Comércio de Serviços, firmado em 1994, no âmbito da Organização Mundial do Comércio.



Acordo Geral sobre o Comércio de Serviços, firmado em 1994, no âmbito da Organização Mundial do Comércio.



Tratado multilateral de comércio internacional firmado em 1947. O GATT rege-se por três princípios básicos : tratamento igual, não discriminatório, para todas as nações comerciantes; redução de tarifas por meio de negociações e eliminação das cotas de importação.



Sociedade comercial por cotas de responsabilidade limitada: cada sócio responde apenas na medida da sua cota. Deve adotar uma razão social que explique, o quanto possível, o objetivo da sociedade e seja sempre seguida da palavra "limitada" ou "Ltda".