Competent authority ( autoridade competente).



Câmara Para Assuntos De Administração De Riscos



Dólar negociado no mercado paralelo para depósito em instituição no exterior.



Conjunto de dados e informações gerais sobre a qualificação dos clientes das sociedades corretoras.



Cadastramento de convênios, bem como suas eventuais alterações.



Cadastramento dos prestadores de serviços e/ou fornecedores de material ao serviço público.



É o cadastro de pessoas físicas ou jurídicas residentes e não-residentes no País, mantido no Banco Central. Para o registro de capitais estrangeiros no Registro Declaratório Eletrônico (RDE), é necessário que os titulares envolvidos, pessoas físicas ou jurídicas, residentes e não-residentes no País, bem como seus representantes, estejam cadastrados no CADEMP. Programa para cadastrar empresas e pessoas físicas que participam de operações sujeitas a registro no Departamento de Capitais Estrangeiros e Câmbio – DECEC – do Banco Central do Brasil.



Depósito de poupança, em dinheiro, que acumula juros e correção monetária, cujos recursos são destinados ao financiamento da construção e da compra de imóveis.



Cadastro Informativo de Créditos Não-Quitados com o Setor Público Federal. Regulado pela Lei nº 10.522, de 19 de Julho de 2002, o Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal – CADIN é um banco de dados onde se encontram registrados os nomes de pessoas físicas e jurídicas em débito para com órgãos e entidades federais.



Catálogo de Documentos. Editado pelo Banco Central do Brasil, o CADOC relaciona todos os documentos que as instituições têm obrigação de apresentar ao BACEN.



Expressão em latim que significa “permanecendo constantes todas as demais variáveis”. Muito utilizada em economia quando se deseja avaliar as conseqüências de uma variável sobre outra, supondo-se as demais inalteradas.



Empresa responsável pela liquidação e compensação das negociações a vista, a termo e de opções, realizadas em bolsa.



Criada em 1861, é uma empresa 100% pública que exerce a função bancária e atua em programas sociais por meio do pagamento do FGTS, PIS, seguro-desemprego e loterias.



Resgate, Opção de Compra. Direito de resgatar títulos antes do vencimento previsto. Opção que pode ser exercida pelo devedor numa operação de empréstimo com lançamento de títulos no exterior.



Subscrição de ações novas, com ou sem ágio, para aumentar o capital de uma empresa.



Opção de Compra. Direito de comprar certo número de ações, a um preço determinado, antes de um prazo final.



Prêmio de Resgate. Quantia que o comprador de uma opção de compra deve pagar ao vendedor pelo direito de adquirir uma ação, a um preço preestabelecido, em uma data prefixada.



Preço de Resgate. Preço pelo qual uma obrigação com cláusula de resgate antecipado (call feature) pode ser resgatada pelo emitente. Também é conhecido como redemption price.



proteção contra resgate. Período durante o qual um valor mobiliário não pode ser resgatado pelo emitente.



Títulos com opção de compra embutida. O emissor do título pode recomprar o título antecipadamente, por um determinado preço em uma data específica. Call feature (cláusula de resgate antecipado). Parte de um documento, chamado “escritura de emissão”, que descreve o cronograma e o preço dos resgates antecipados.