Sistema de Atendimento às Solicitações do Poder Judiciário ao Banco Central do Brasil



Siglas do Banco Central do Brasil.



É o profissional que exerce as funções de economia e finanças, com formação superior em Ciências Econômicas.



Área responsável pela liquidação, compensação, contabilização, registro e custódia das operações realizadas por uma instituição financeira.



Na expressão back to back credit, trata-se de um crédito documentário vinculado a um primeiro crédito chamado “Crédito Principal”. O beneficiário do primeiro crédito é geralmente um intermediário que abre, por sua vez, um segundo crédito a favor do fornecedor da mercadoria.



Expressão que corresponde à realização de operação em que a aquisição e a entrega da mercadoria ocorre no exterior, sem trânsito pelas fronteiras brasileiras, sob comando de uma empresa localizada no País, que deve realizar o pagamento ao exterior pela compra efetuada, sob autorização do Banco Central, e o correspondente recebimento de valores pela venda.



Garantia implícita em um ativo. Dizemos, por exemplo, que uma moeda tem lastro quando o seu valor é garantido e não se questiona sua aceitabilidade.



Pedidos Acumulados. Acumulação de pedidos recebidos pelos fabricantes, para atendimento e entrega em datas posteriores.



Efeito regressivo. Impacto negativo do desenvolvimento de uma região sobre as áreas circunvizinhas, em conseqüência de movimentos de mão-de-obra, bens e serviços.



Dívida incobrável.



Demonstrativo contábil dos valores do ativo, do passivo e do patrimônio líquido de uma entidade jurídica relativo a um exercício social completo.



Instrumento contábil no qual são registradas as operações comerciais, de transferências, de investimento e financiamento entre os residentes em um país e os residentes em outro país.



O Balanço de Pagamentos é o resumo, expresso em unidades monetárias (US$), das transações ocorridas entre o país e o resto do mundo. Ele apresenta duas grandes contas: o saldo em transações correntes, que se refere às transações de bens e serviços realizadas pelos brasileiros com o exterior; e, o saldo de capitais que reflete o fluxo de moedas entre o país e o resto do mundo.



Conta do balanço de pagamentos de um país. O saldo da balança comercial é a diferença entre o volume de exportações e o volume de importações de produtos e serviços realizadas pelo país em determinado período. Quando o valor das exportações supera o das importações, dizemos que há um superávit comercial. No caso contrário, temos um déficit comercial.



Demonstrativo contábil dos valores do ativo, do passivo e do patrimônio líquido de uma entidade jurídica, relativo a um exercício social completo. Tem como objetivo demonstrar a situação econômico-financeira da empresa, segundo as normas contábeis.



É a transferência do saldo da dívida de um cartão para outro. O cartão novo líquida a dívida do outro cartão, sendo a dívida refinanciada à taxa mais baixa.



Balanço parcial da situação econômica e do estado patrimonial de uma empresa, referente a um período de seu exercício social.



Demonstrativo contábil dos valores do ativo, do passivo e do patrimônio líquido de uma entidade jurídica relativo a um exercício social completo.



Conta do balanço de pagamentos de um país. O saldo do balanço comercial é a diferença entre o volume de exportações e o volume de importações de produtos e serviços realizadas pelo país em determinado período. Quando o valor das exportações supera o das importações, dizemos que há um superávit comercial. No caso contrário, temos um déficit comercial.



Conta estatística que recapitula a movimentação do ativo e do passivo, ocorrida entre um país e o resto do mundo, no decurso de um determinado período.