A-shares are securities of Chinese incorporated companies that trade on either the Shanghai or Shenzhen stock exchanges. They are quoted in Chinese Renminbi (RMB) Yuan. A-shares can be traded by residents of the People's Republic of China (PRC) or by international investors under the China Qualified Foreign Institutional Investors (QFII) regulations.



Associação Brasileira de Companhias de Energia Elétrica. A entidade reúne empresas de energia elétrica que atuam na transmissão, geração e distribuição e que possuem concessão para exploração de serviço público. Foi criada em 1936.



Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança



Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços



Associação Brasileira de Energia Renovável e Eficiência Energética.



Associação Brasileira das Empresas de Leasing.



Associação Brasileira de Energia Nuclear. Instituição que reúne técnicos e pesquisadores do setor nuclear brasileiro com o objetivo de difundir informações sobre as aplicações pacíficas da energia nuclear e promover maior integração entre a comunidade nuclear e a sociedade brasileira.



Decreto do Poder Executivo determinando a disponibilidade do crédito orçamentário, com base em autorização legislativa específica. Ação: Instrumentos de programação que contribuem para atender ao objetivo de um programa, podendo ser orçamentárias ou não-orçamentárias, sendo a orçamentária classificada, conforme a sua natureza, em: 1. a) Projeto: instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações, limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expansão ou aperfeiçoamento da ação de governo; 2. b) Atividade: instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente, das quais resulta um produto necessário à manutenção da ação de governo; 3. c) Operação Especial: despesas que não contribuem para a manutenção, expansão ou aperfeiçoamento das ações do governo, das quais não resulta um produto, e não gera contraprestação direta sob a forma de bens ou serviços. Desdobramento de um programa de governo



Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia



Título mobiliário contado ou negociado por um valor superior ao seu valor nominal.



Associação Brasileira de Grandes Consumidores de Energia Elétrica. Entidade que congrega os grupos industriais de maior consumo de energia do país. Seus associados respondem por 20% da energia consumida ou por 33% da fatia de consumo industrial no Brasil. Representa os consumidores chamados eletrointensivos, como as indústrias de cimento, cobre, alumínio, química e petroquímica, ferro - ligas, aço, mineração, papel e celulose, gases do ar dentre outras.



Associação Brasileira dos Agentes Comercializadores de Energia Elétrica. Tem como objetivo promover a união dos agentes comercializadores autorizados pela Aneel e representá-los junto aos poderes públicos e organizações nacionais e internacionais.



Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica. Iniciada com o antigo Comitê de Distribuição, a Abradee transformou - se em associação em 1995. As empresas associadas respondem por mais de 95% do mercado brasileiro de energia elétrica.



Associação Brasileira das Grandes Empresas Geradoras de Energia Elétrica. Foi criada em 1998 e tem como objetivo alcançar o melhor desenvolvimento das atividades ligadas à geração de energia elétrica. A associação representa as grandes geradoras de energia elétrica, de origem predominantemente hidráulica.



Relação entre o número de homens-hora perdidos por faltas num determinado período de tempo (dividendo) e o produto do número médio de empregados na folha pelo número de horas de trabalho durante o mesmo período (divisor).



Título emitido por empresa, constituida sob a forma de Sociedade Anônima, geralmente de capital aberto, para a formação de seu capital. Assim, o valor de cada Ação representa a menor parcela em que se divide o capital de uma sociedade anônima.



Título com seu valor impresso estabelecido pelo estatuto da companhia que a emitiu.



É impetrada no Supremo Tribunal Federal, visando à declaração de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal. As decisões definitivas de mérito sobre essa ação têm eficácia contra todos e efeito vinculante no âmbito dos demais órgãos do Judiciário e do Executivo. Pode ser proposta pelo presidente da República, pelas Mesas do Senado e da Câmara e pelo procurador-geral da República.



É proposta ao Supremo Tribunal Federal para arguir a inconstitucionalidade de lei, ato normativo federal ou estadual. Pode ser proposta pelo presidente da República, pelos presidentes do Senado, da Câmara ou de assembleia legislativa, pela Ordem dos Advogados do Brasil, pelo procurador-geral da República, por partido político e por entidade sindical de âmbito nacional.



Tipo de Ação, cuja propriedade, é o seu valor contábil escrito no extrato de conta de depósito em uma instituição financeira designada para isso.