O professor e o subversivo



O PROFESSOR E O SUBVERSIVO

André Luiz Lopes Vianna

Caros Amigos e Amigas,

Gostaríamos de lhes falar um pouco sobre o Projeto Econometrix, não de maneira formal, como está posto no Institucional do site, mas de uma forma mais pessoal, pois, para nós o Portal é muito mais que uma empresa ou negócio, é, de fato, um conceito forjado em valores e experiências vividas por duas gerações. E é isso que gostaríamos, efetivamente, de compartilhar com todos. Assim, se o texto parecer, às vezes, um pouco passional, é exatamente essa a sua essência, pois somente a paixão nos motiva a enfrentar as dificuldades para transformar o sonho em realidade.

De fato, a ideia de construir o Portal Econometrix teve inspirações diversas. O Pedro Jorge, meu pai, foi durante quarenta anos professor da faculdade de economia da UFC, e durante outros tantos anos dedicou a vida aos estudos para, de alguma forma, contribuir com o desenvolvimento da nossa região e do nosso país. Ele, por si só, já é uma grande inspiração para mim. Por outro lado, sempre fui um entusiasta da “Padaria Espiritual”, movimento dos jovens escritores cearenses, idealizada por Antônio Sales no final do século XIX, que visava quebrar o paradigma cultural da época que valorizava somente o que vinha da Europa. Então, o que poderia surgir ao se juntar as ideias de um professor e de um subversivo? A resposta veio, literalmente, num sonho: ECONOMETRIX.

Data maxima venia, temos a ousadia de tentar transformar o Portal Econometrix numa ágora virtual. A ágora era a praça pública da pólis (cidade grega da antiguidade) onde ocorriam as discussões políticas, os tribunais populares etc., ou seja, o espaço onde se desenvolvia a democracia direta, o exercício pleno da cidadania. Dado seu caráter virtual, semanticamente poderíamos chama-lo de utopia (do grego utopos = em lugar nenhum ou lugar que não existe). Por outro lado, como ouvimos de muitos, pode ser entendido como uma fantasia, uma quimera. Para nós, entretanto, uma realidade construída dia após dia, com erros e acertos.

Porém, o mundo virtual é construído com elementos do mundo real, e o Portal não poderia ter a pretensão de ser uma ágora sem a participação efetiva de pessoas dispostas a expressar suas ideias, sentimentos, experiências etc. Por isso, fazia parte de sua essência a criação de um grupo de pessoas dispostas a discutir e contribuir para um novo pensamento, para a quebra de paradigmas. Com essa determinação, ajudamos a criar o Grupo de Estudos em Desenvolvimento Sustentável, composto de pessoas notáveis, não só pelos seus conhecimentos e experiências de vida, mas pela determinação inexorável de nunca desistir de tentar mudar para melhor a vida dos seus concidadãos.

Então, como dito, estamos nos esforçando muito para criar um ambiente propício para um amplo debate sobre os rumos da nossa sociedade e convidamos a todos a participar de alguma forma, acompanhando as crônicas dos nossos colunistas, membros do nosso grupo de estudo, ou dando opiniões e sugestões, ou, ainda, indicando o Portal para seus amigos. A ajuda de vocês é fundamental para tornar esse desejo de uma sociedade mais justa e igualitária em realidade, e acreditamos que o Econometrix é uma importante ferramenta de auxílio nesse processo. Esperamos que gostem e que voltem sempre, de preferência acompanhados!



    André Vianna


    Sócio fundador da Econometrix e da OPUS Projetos Sistemas, atuando há mais de 10 anos nas regiões Norte e Nordeste do Brasil na área de projetos de Tecnologia da Informação e na prospecção de mercados para novos investimentos. Foi Diretor da Divisão de Informática do Fórum Clóvis Beviláqua. Foi Diretor da Divisão de Sistemas e Métodos do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Engenharia de Software pela Universidade de Fortaleza. Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza.